PERIODONTIA

Periodontia em Blumenau

A Periodontia é a Especialidade da Odontologia responsável pelo estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças gengivais e periodontais, ou seja, as doenças que acometem a gengiva e os ossos alveolares (responsáveis pela fixação do dente), que são os tecidos de sustentação e proteção dos dentes.

Essas doenças são chamadas de infecto-inflamatórias e acontecem devido a ação de bactérias na gengiva, que causam o aparecimento de placa dental que pode levar a infecção dos tecidos circundantes e, consequentemente, a perda dos dentes. O objetivo da periodontia é prevenir e curar os processos inflamatórios e infecciosos.

 

E qual a causa da doença Periodontal? A placa bacteriana, que é produzida pela presença de bactérias e por restos de alimentos, é considerada o agente causador das doenças periodontais.

O acúmulo excessivo dessa placa, viabilizado por uma higiene bucal deficiente, pode levar à inflamação das gengivas (a chamada Gengivite) e, caso essa condição não seja tratada adequadamente, pode evoluir para inflamação dos ossos e das fibras periodontais (a Periodontite), agravando ainda mais o quadro.

É importante ressaltar ainda que fatores como má higiene, baixa imunidade, estresse, fumo, maus hábitos alimentares podem agravar as doenças periodontais.

A periodontite, se não tratada, pode levar a destruição dos tecidos de suporte, causando mobilidade, sangramento, afastamento dos dentes, mau hálito (halitose), exposição da raiz, pus e, como consequência, a perda dos dentes.

O Periodontista realiza também cirurgias periodontais, que podem ser estéticas (plástica gengival) ou pré-protéticas, como a cirurgia para aumento de coroa clínica.

 

O que o Periodontista trata?

 Placa Bacteriana
 Mau Hálito (Halitose)
 Gengivite
 Dentes Sensíveis
 Doenças gengivais em geral

 

Fique atento aos SINAIS E SINTOMAS DE DOENÇAS PERIODONTAIS:

 Gengivas vermelhas, inchadas e/ou sensíveis;
 Gengivas que se afastam dos dentes (retração);
 Sangramento Gengival;
 Alteração no formato ou aumento de volume na gengiva;
 Gengivite (inflamação das gengivas);
 Presença de pus nas gengivas;
 Dor na gengiva;
 Mobilidade dos dentes;
 Mudança de posição dos dentes;
 Mau hálito persistente;
 Presença de cálculo ou tártaro.

 

GENGIVITE

A Gengivite é uma inflamação que acomete os tecidos gengivais que contornam os dentes. Geralmente é precedida pela presença de placa bacteriana no sulco gengival.

Antes da Gengivite se desenvolver, ela apresenta sintomas como inchaços, vermelhidão e sangramento gengival.

Se não for tratada, a infecção pode propagar e comprometer a estrutura de sustentação dos dentes, pois a gengiva começa a se soltar e se retrair dos dentes (esta fase é chamada de Periodontite), permitindo que a placa bacteriana se mova em direção às raízes do dente, às fibras de sustentação e até mesmo ao osso.

A melhor maneira de prevenir a Gengivite é bem simples! Através de uma adequada higiene bucal (é fundamental passar o fio dental após a escovação) e fazer visitas regulares ao seu dentista.

 

PERIODONTITE

Se a Gengivite não for tratada, pode evoluir para uma Periodontite, que é uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que contornam os dentes.

É caracterizada pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, que favorece o acúmulo de resíduos de alimentos e de bactérias.

Com o passar do tempo, a placa bacteriana pode se mineralizar, formando o tártaro ou o cálculo gengival. Isso faz com que as gengivas se desloquem através da destruição das fibras que prendem o dente à gengiva. Se não for tratada a tempo, a estrutura óssea que sustenta o dente poderá ser comprometida e, a longo prazo, pode ocasionar uma mobilidade e, consequentemente, a perda do elemento dental.

A Periodontite é considerada a principal causa de perda dos dentes em adultos e pode acarretar em outros danos irreversíveis.
O principal sintoma da Periodontite é o sangramento gengival. Mas você deve se atentar também para mobilidade ou alteração na posição dos dentes, retenções de alimentos, inchaço e retrações gengivais.

Não obstante, as doenças Periodontais podem levar a problemas de saúde geral, como doenças cardíacas, articulares, pulmonares, entre outros.

 

Como é o Tratamento Periodontal?

Primeiramente, é realizada uma consulta, na qual o seu Periodontista fará uma entrevista para uma boa anamnese e um exame clínico para coletar dados para um completo diagnóstico do quadro. Ocasionalmente será necessário realizar alguns exames como radiografias e um periograma.

Após estabelecer o diagnóstico, o Periodontista vai elaborar um Plano de Tratamento individualizado de acordo com as necessidades e expectativas do paciente e conforme a gravidade do caso.

O Tratamento Periodontal tem por objetivo a preservação dos dentes e das estruturas de suporte. Na maior parte dos casos, o tratamento é a remoção da placa bacteriana aderida por meio de uma raspagem e alisamento das coroas e/ou raízes dos dentes, removendo o principal agente causador da infecção, a placa bacteriana e o tártaro. E, quando necessário, no estágio mais avançado da doença, podem ser feitos procedimentos cirúrgicos nos tecidos periodontais atingidos, terapias fotodinâmicas com Laser e, eventualmente, o uso de antibióticos.

Outro tratamento é a Cirurgia Plástica Gengival, que trata as sequelas das doenças periodontais através da reconstrução dos contornos gengivais. Devido aos avanços científicos, hoje temos técnicas, materiais e recursos de reparo e regeneração.
Outra opção de tratamento para recuperação do tecido é o Enxerto Gengival, que podem ser realizados para o recobrimento da retração gengival.

Os tratamentos são sempre seguidos de uma instrução e treinamento de higiene bucal adequados para que o paciente possa manter a sua saúde bucal.

Atualmente a Clínica FF Odontologia, em Blumenau, conta com equipamentos e instrumentais modernos, que proporcionam conforto e bem estar ao paciente durante o tratamento.

 

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Após concluir o tratamento, o paciente deve retornar periodicamente ao consultório para consultas de controle.
As visitas para manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, dessa forma, evitar a progressão da doença, assim como sua recidiva.

Uma vez tratada a Periodontite, os tecidos não se recuperam integralmente. Com exceção das gengivites, sempre ficam como sequelas alterações estéticas ou estruturais como retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, deslocamento na posição do dente, entre outros. Existem cuidados e procedimentos que podem minimizar e até mesmo corrigir, dependendo do caso, essas imperfeições.

A prevenção após o tratamento consiste na remoção de placas bacterianas através de limpezas bucais domésticas com fio dental e escova de dentes, somado às limpezas periódicas feitas pelo seu dentista. Recomenda-se também a redução do estresse e uma dieta adequada.

 

A melhor maneira de PREVENIR doenças Periodontais e Gengivais é bem simples! Praticar a Higiene Bucal! Dessa forma você impede qualquer ação bacteriana. E para garantir esse resultado, outra dica essencial: Visite seu dentista regularmente!

O seu dentista vai lhe orientar sobre:
 Escova mais adequada;
 Creme dental específico para cada caso;
 Uso correto do fio dental;
 Bochechos, quando necessário;
 Técnicas de escovação;
 Orientações sobre dietas alimentares.

 

Por fim, para manter a sua saúde bucal em dia, faça visitas regulares ao seu dentista, mantenha sempre uma boa escovação e use fio dental diariamente!

Se você tem alguns desses sintomas, procure imediatamente o seu Periodontista. A Clínica FF Odontologia em Blumenau conta com um Profissional Especialista em Periodontia altamente qualificado para diagnosticar e realizar o seu tratamento.

Possuímos modernas técnicas de tratamento de Periodontite e Gengivite, que proporcionam conforto e bem estar ao paciente durante o tratamento.

Caso Clínico – Tratamento: Gengivoplastia
Por Dr. Fabrício Fernandes – CRO/SC 9539

GengivoplastiaGengivoplastia

Tratamentos Dentários

  Agende uma consulta e complete seu sorriso

Agende uma avaliação

Depoimentos

Preciso elogiar a clínica que cuidou com todo carinho, técnica, ciência e paciência dos meus dentes. […] Eu recomendo os serviços da Clínica FF Odontologia e Estética à todas as pessoas que conheço”.

Neusa Maria

Depoimento, Ver mais

A FF Odontologia e Estética com toda sua equipe, é mais do que uma clínica. Com profissionalismo, carinho, e total atenção aos desejos e necessidades dos clientes, é uma realizadora de sonhos, …

Andressa Zimmermann

Depoimento, Ver mais

“O sorriso é nosso cartão de visitas, além de ficar registrado eternamente nas fotos de momentos importantes como nossas férias e reuniões de família….
Fernando Maiola

Depoimento, Ver mais

Agende sua Consulta com um de nossos especialistas.

Você pode alcançar Resultados Surpreendentes através de procedimentos rápidos e seguros.

Clique no Botão Abaixo e seja uma das centenas de
pessoas que estão amando nossos tratamentos.

Atendimento WhatsApp
(47) 99664-1312

Open chat