DTM E DOR OROFACIAL

DTM E DOR OROFACIAL

Tratamentos de DTM e Dor Orofacial em Blumenau

 

DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL

Dor na mastigação e nas articulações faciais. Conheça a DTM.

A DTM é um termo genérico que indica uma série de dores e sintomas da boca e da face. Você já deve ter ouvido falar que dores de cabeça e a dificuldade na mastigação ou outros sintomas correlatos podem decorrer de um problema chamado Disfunção Temporomandibular, mais conhecida pela sua sigla, DTM.

As DTMs podem ter origem muscular ou articular. Entre as principais causas, estão os problemas nas articulações temporomandibulares (ATM), que é a estrutura que conecta a mandíbula aos ossos temporais do crânio. Estão localizadas exatamente em frente ao ouvido, em cada lado do rosto, e são responsáveis pelos movimentos de abrir e fechar a boca e, consequentemente, pela mastigação.

Quando algo vai mal com essa articulação, os sintomas podem ser dos mais variados, como:

  • Dores de cabeça, dores de ouvido e dor/pressão atrás dos olhos;
  • Dor facial (no rosto, mandíbula ou área das orelhas);
  • Dor ao abrir e fechar a boca;
  • Dor na mastigação;
  • Movimento limitado, sensação de “boca travada” ou deslocada (o paciente não consegue abrir e fechar ou tem os movimentos restringidos);
  • Estalos ao abrir a boca (sons de clique ou deslocamento ou crepitação);
  • Zumbidos;
  • Sensibilidade muscular;
  • Inchaço no rosto;
  • Estalos e ruídos anormais no ato de comer.

Os sintomas, relativamente comuns, podem ser causados pela Disfunção Temporomandibular e tem tratamento! Mas deve ser sempre avaliado por um Cirurgião-Dentista Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM e DOF) para um diagnóstico preciso e correto, através de uma história médica (anamnese) e dentária completa, um exame clínico e, quando indicado, exames de imagem adequados para, consequentemente, realizar o melhor tratamento para o paciente.

 

 

COMO TRATAR A DTM

É importante ressaltar que a maioria dos casos de disfunções da articulação temporomandibular respondem bem ao tratamento conservador, sem necessidade de tratamentos invasivos. Intervenções cirúrgicas podem ser necessárias, mas apenas em casos raros nos quais a disfunção não responda ao tratamento convencional.

Portanto, recomenda-se enfaticamente que, a menos que existam indicações específicas e justificadas para o contrário, o tratamento inicial das DTMs deve ser baseado no uso de modalidades terapêuticas conservadoras, reversíveis e baseadas em evidências.
Embora não exista uma cura para a DTM, existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Seu dentista Especialista pode recomendar um ou mais tratamentos, que pode incluir ou não o uso de medicamentos, além de aconselhamento sobre hábitos de vida, descanso, reeducação do paciente – sobretudo acerca de hábitos que pioram as crises, além de massagens nos músculos afetados, aplicação de bolsas de calor no local, e técnicas de relaxamento.

Essas técnicas costumam ser eficazes para boa parte dos afetados por problemas na articulação, mas o tratamento também pode incluir o uso de placas oclusais removíveis, feitas pelo seu dentista Especialista em DTM.

Estudos sobre a história natural de muitas DTM sugerem que elas tendem a melhorar ou se resolver com o passar do tempo. Apesar de nenhuma terapia específica ser uniformemente efetiva, muitas das terapias conservadoras provaram ser, no mínimo, tão efetivas em proporcionar alívio sintomatológico quanto as formas de tratamento invasivas .

Pelo fato dessas modalidades terapêuticas conservadoras não produzirem modificações irreversíveis, elas apresentam muito menos risco de causar malefício. Ao tratamento oferecido pelo profissional deve-se adicionar um programa de cuidados domiciliares em que o paciente é ensinado sobre seu problema e como ele pode controlar os sintomas.

 

A COMPETÊNCIA DO ESPECIALISTA EM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DOR OROFACIAL

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial é a especialidade que tem por objetivo promover e desenvolver uma base de conhecimentos científicos para melhor compreensão do diagnóstico e no tratamento das dores e distúrbios do sistema mastigatório, região orofacial e estruturas relacionadas.

As áreas de competência para atuação do especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial incluem:

• diagnóstico e prognóstico das dores orofaciais complexas, particularmente aquelas de natureza crônica;

• diagnóstico e prognóstico das disfunções temporomandibulares;

• inter-relacionamento e participação da equipe multidisciplinar de dor em Instituições de Saúde, de Ensino e de Pesquisa

• realização de estudos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais das disfunções temporomandibulares e dores que se manifestam na região orofacial; e,

• controle e tratamento das dores orofaciais e disfunções temporomandibulares, através de procedimentos de competência odontológica.

 

Assim sendo, são atribuições do Especialista em DTM e DOF o diagnóstico e tratamento das alterações ocorridas nas articulações temporomandibulares, bem como das dores na face e/ou cabeça, irradiadas ou não.

O Especialista buscará alcançar um diagnóstico preciso e tratamento eficaz, adotando medidas que visam evitar complicações como a cronificação da dor, cuja pesquisa é complexa devido à sua subjetividade.

Em meio a uma gama de sinais e sintomas existentes, o profissional obterá o diagnóstico para então determinar o tratamento a ser empregado, que poderá variar de um caso para outro.

Os tratamentos conservadores como a mudança de hábitos, terapia física, terapia medicamentosa e placas interoclusais são os tratamentos instituídos para a grande maioria dos pacientes, salientando que os procedimentos cirúrgicos, sob a ótica do especialista em DTM e Dor Orofacial só são empregados em raríssimos casos.

A maioria das disfunções da articulação temporomandibular respondem bem e em pouco tempo a tratamentos não invasivos, com recuperação completa do paciente e remissão dos sintomas.

Seu cuidado e a prevenção de novas crises, no entanto, dependem, muitas vezes de fatores psicológicos. Por isso, é importante que o paciente tenha consciência disso e se beneficie de uma abordagem multidisciplinar do problema, que não considere apenas a parte física da patologia.

Caso Clínico – Placa Miorrelaxante
Por Dr. Fabrício Fernandes – CRO/SC 9539

Caso Clínico – Placa para Apneia do Sono
Por Dr. Fabrício Fernandes – CRO/SC 9539

Tratamentos Orofacias

Colocação de aparelhos ortodônticos em adultos e crianças

Agende uma avaliação

Depoimentos

Preciso elogiar a clínica que cuidou com todo carinho, técnica, ciência e paciência dos meus dentes. […] Eu recomendo os serviços da Clínica FF Odontologia e Estética à todas as pessoas que conheço”.

Neusa Maria

Depoimento, Ver mais

A FF Odontologia e Estética com toda sua equipe, é mais do que uma clínica. Com profissionalismo, carinho, e total atenção aos desejos e necessidades dos clientes, é uma realizadora de sonhos, …

Andressa Zimmermann

Depoimento, Ver mais

“O sorriso é nosso cartão de visitas, além de ficar registrado eternamente nas fotos de momentos importantes como nossas férias e reuniões de família….
Fernando Maiola

Depoimento, Ver mais

Agende sua Consulta com um de nossos especialistas.

Você pode alcançar Resultados Surpreendentes através de procedimentos rápidos e seguros.

Clique no Botão Abaixo e seja uma das centenas de
pessoas que estão amando nossos tratamentos.

Atendimento WhatsApp
(47) 99664-1312

Open chat